segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dia da Consciência Negra em Cidade Tiradentes – 2ª edição- (A resistência continua)


Projeto Panteras Negras SP

Apresenta:

Dia da Consciência Negra em Cidade Tiradentes II

“A resistência continua”


Apresentação:

O Projeto Panteras Negras, orgulhosamente apresenta a segunda edição do Projeto Panteras Negras, Dia da Consciência Negra em Cidade Tiradentes – 2ªedição, com o tema: “A resistência continua”.

O Projeto Panteras Negras é uma ação voluntária e coletiva , idealizada e produzida pelo coletivo Panteras Negras em 2012 e que sua 2ª edição neste ano de 2013, executada com a participação ativa de pessoas e entidades da Cidade Tiradentes, além de outras convidadas. Muito além do interesse de celebrar uma data, muito além de ser um mero feriado, é a evocação do espírito guerreiro de Zumbi e um grito de resistência contra a opressão capitalista.

A comunidade Pobre, Preta e Periférica segregada historicamente, racialmente e socialmente, onde a imposição capitalista se faz presente na triste realidade desta população, que é empurrada para as beiradas das cidades, que continua sua saga, sua luta por igualdade social e por direitos dão de cara diariamente com a limpeza étnica, promovida pelo capital. Mesmo assim nunca desiste de sonhar, de lutar e se reinventa diariamente, para poder enfrentar esta situação, buscando por meio da educação, do esporte, da cultura, armas para lutar contra a imposição da mídia burguesa que alimenta o sonho de consumo impossível de jovens jogados para fora deste mundo.  Esta situação piora, quando os jovens, apartados das possibilidades de inclusão social e material, acabam dramaticamente escolhendo o crime como meio de satisfazer seus anseios e necessidades tendo como consequência a justificativa para os “justiçamentos” promovidos pela polícia e pelo os Estado contra a população preta e pobre, transformam-se em meros dados estatísticos.

A resistência criativa do negro que encontra na sua ancestralidade, sua identidade cultural, sua história de luta. Sua arma é a própria cultura, sua identidade, a ancestralidade de Zumbi, nobre guerreiro, símbolo de luta pela liberdade, contra os capitães do mato pós modernos, genocidas fardados, que causam medo, sobretudo nas periferias.

As cores e a alegria da cultura afro-brasileira, combate à carrancuda e violenta imposição armada do capital, que por meio de um grande evento que reunirá em um só local, shows, grupos de dança, feira de cultura afro-brasileira, capoeira, exibição de curtas metragens, feijoada, orixás, oficinas e serviços para a comunidade de Cidade Tiradentes.





Objetivo

Este evento objetiva evocar a figura do guerreiro dos guerreiros, Zumbi dos Palmares. Celebrar o candomblé, a capoeira, a comida, a dança e a música afro-brasileira, bem como o hip hop, o rasta fari, o break e arte rueira da juventude negra da periferia. Celebrar esta que é por excelência é uma das datas mais importantes da História brasileira, ainda que injustamente celebrada apenas em São Paulo. Tal evento tem a função de aglutinar várias manifestações culturais, movimentos sociais vinculadas a questão da mulher, da criança e do proletário negro. Dia de protesto, de luta, como os  Panteras Negras de punho esquerdo levantado, com faces sisudas olhando ao chão, pintado de vermelho, o vermelho da revolução, o vermelho da paixão, o vermelho do sangue do jovem morto pela ROTA.

Enfim, o Projeto Panteras Negras SP, por meio desta grande festa  convida a todos da comunidade a participar não só de uma celebração, mas de mais um dia de protesto, um ato contra a desigualdade, a exploração e o genocídio promovido pelos donos do capital contra a população preta brasileira.



Justificativa                                                                       

Entendemos que este evento é mais um entre tantos que ocorrerão na cidade de São Paulo nesta semana de 20 de novembro, contudo a Cidade Tiradentes, assim como outros distritos periféricos de São Paulo, que abriga uma maioria esmagadora Preta é vítima e resultado da segregação promovida pelo capitalismo, por meio da especulação imobiliária, da higienização racista praticada por uma polícia doutrinada para ter como suspeito, em primeiro lugar o preto, gerando violência, morte, sofrimento e revolta nas populações periféricas que já são vítimas do perverso plano de hierarquização social e racial que o sistema capitalista promove a ferro e fogo.

Como já dito trata-se de um dia de chamamento para a comunidade discutir e refletir sobre seu papel na sociedade. Um dia de lazer, cultura e esporte. De evocação dos orixás e da ancestralidade africana da população de Cidade Tiradentes, mas principalmente um protesto pacífico, mas não tão pacifista.



Programação dia 20/11/2013:

Os portões da CEU Água Azul serão abertos para as celebrações do dia 20 de novembro pontualmente às 8:00.

Veja a seguir a programação:

Dia da Consciência Negra em Cidade Tiradentes – 2ª edição-

 (A resistência continua)

LOCAL:  CEU Água Azul - Avenida dos Metalúrgicos - 1262, Conjunto Santa Etelvina II, Cidade Tiradentes.

Programação

Área coberta (quadra)

8:00 – abertura de 2º torneiro de Basquete infantojuvenil da Consciência Negra _ Coordenação - Prof. Fernando – CFB -  Centro de Formação de Basquete.  Até 17 horas. Local – Quadra Coberta.

(Anfiteatro)

10:00- Debate , tema: Preto ou Negro? E uma leitura sobre a aplicação da  LEI 10.639. com participação de : Ana Paula (pedagoga e professora da rede Pública), Wellington Góes (sociólogo, professor e militante do coletivo Força Ativa), Tito “Panthers” (Advogado e Militante do Coletivo Força Ativa), mediação de Guto (graduando em ciências sociais, coordenador e produtor cultural do Projeto Panteras Negras).



12:00 Almoço

13:00 – Seminário sobre vida e obra de Clóvis Moura, com Walber Monteiro que é estudioso da vida de Clóvis Moura (Núcleo de pesquisa Clóvis Moura- Fesppreto).

14:00 – apresentação do Grupo Teatral Cangaruçú, com “Cortejo Afro” (Coordenação Angela Moura – Dep. Cultura do CEU Água Azul).

15:00 – 1ª monstra de curta metragens produzidos por pretos e pretas da Cidade Tiradentes com grupo LOVE C.T e com DANIEL HILÁRIO. Apresentação: Luiz Henrique (subprefeitura de Cidade Tiradentes)

17:00 –   2º festival de Rap da Consciência Negra , no anfiteatro do CEU Água Azul, com grupos: Fantasmas Vermelhos, Sankofa, Extremo Leste Cartel, As trincas, Apocalipse Urbano, MC quilombola, TLDR, Juntas na Luta, ADR e Caiuby,  entre outros. Organização: Fórum HIP HOP. 


LADO EXTERNO

9:00 – início

Atrações durante todo o dia com:

·         Projeto Maravilha reciclar, Feira de artesanato (ONG Videiras – Coordenação, dona Divani Andrade)

·         Encontro de escolas de capoeira – (Coordenação Guto- Projeto Panteras Negras)

·         Exposição e fotos da cultura afro-brasileira, Feira de artesanato e de cultura afro brasileira, roupas e comidas típicas afro-brasileiras, (coordenação cultural- Cristiane Laudemari, Núcleo de Pesquisa Clóvis Moura).

·         Stands e oficinas itinerantes AfroEscola Laboratório Urbano e Odé Amorim. O artista e oficineiro Rogério Amorim, estará registrando impressões das pessoas que passarem pelo espaço para futuras publicações fanzines (digitais, sonoros e visuais); - estará também fazendo intervenções de afrocontação de história, bem espontâneas, para contemplar o Festival HADITHI NJOO  e muito mais...

         www.festivalhadithinjoo.blogspot.com.br,  (projeto afro-escola –              Coordenação Rogério Amorim)

·         Dança afro (escola de dança afro MOKUTI)

·         Aula pública  e Stand do MPL (Movimento Passe Livre), para distribuição de material informativo sobre a questão do transporte público e da mobilidade para a população preta. (Coordenação – Deyse

10:00Promoção à Saúde Coletiva 
Orientação sobre DST/AIDS  e distribuição de informativos e preservativos
Orientação sobre saúde bucal e distribuição de kits para higiene bucal e informativos impressos.
Coordenação: Supervisão de Saúde de Cidade Tiradentes .


·         16:30 – Encerramento das atividades na parte externa.



ENTRADA GRATUITA


REALIZAÇÃO :

PROJETO PANTERAS NEGRAS



APOIO:  LADO ESQUERDO, NÚCLEO DE PESQUISA CLÓVIS MOURA, PROJETO AFRO-ESCOLA TELECENTRO GRÁFICOS, FORÇA ATIVA, FALA NEGÃO, MOKUTE, SUPERVISÃO DE SAÚDE DE CIDADE TIRTADENTES , ASSOCIAÇÃO VIDEIRAS,  FORUM HIP HOP, COMITÊ CONTRA O GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO PRETA- POBRE E PERIFÉRICA, MOVIMENTO PASSE LIVRE, CEU ÁGUA AZUL, CENTRO DE FORMAÇÃO DE BASQUETE, TORTURA NUNCA MAIS.

CONTATO: panterasnegrassp@gmail.com, https://www.facebook.com/panterasnegrassp/photos, ou no tel.: 11-985133297,


Nenhum comentário:

Postar um comentário